quarta-feira, 28 de março de 2018

THE GREAT OTHELO, MAIS UMA OBRA NO MERCADO!


Nascido no dia 18 de outubro de 1915, Grande Otelo é natural de Uberlândia (MG) e seu verdadeiro nome era Sebastião Bernardes de Souza Prata.  
O apelido Grande Otelo veio em 1932, quando entrou para a Companhia Jardel Jércolis, pioneira no teatro de revista. "The Great Othelo" foi o apelido criado pelo amigo Jardel Jércolis em 1932, que mais tarde, o ator passou a usar em português. Grande Otelo tinha 1,50 m de altura.
Apesar de sua característica cômica como ator, a vida real de Grande Otelo foi cheia de tragédias.
Otelo foi uma daquelas pessoas únicas que, bafejadas pela adversidade constante, parecem ter feito dela, à custa de sofrimento e de uma intensidade passional de viver, uma rota tortuosa de triunfo. O pai morreu esfaqueado e a mãe era alcoólatra. Quando Otelo já estava consagrado, sua mulher, depressiva, suicidou-se após matar seu filho e enteado do ator, uma criança de 6 anos.
Naquele momento, Otelo filmava, no papel de Julieta, a antológica cena do balcão com Oscarito, o Romeu, em Carnaval no Fogo. Veio a saber da tragédia pouco depois. Ele mesmo um cachaceiro de carteirinha, faltava a ensaios e espetáculos, desaparecendo por dias em porres de juntar criança ao seu redor.
Durante sua carreira, fez inúmeros filmes, entre eles as famosas comédias ao lado do cômico Oscarito, nas décadas de 1940 e 1950.  No cinema, teve como pontos altos da carreira a participação no filmeIts All True(1942), de Orson Welles.
Filmou tambémFitzcarraldo(1982) com o diretor Werner Herzog, na floresta peruana.
A partir dos anos 60, trabalhou na TV Globo, onde atuou em novelas e também na Escolinha do Professor Raimundo. Seu último trabalho foi uma participação na telenovela Renascer, pouco antes da sua morte.
Neste livro faço uma viagem no tempo e tempo passar aos nossos leitores toda a trajetória deste grande ator brasileiro. Você vai conhecer mais de perto e admirar mais ainda este pequeno Grande Otelo!



Nenhum comentário: